domingo, 19 de setembro de 2010

Educação: o câncer do Brasil.

A realidade da educação brasileira é tão dramática que é surpreendente que seja tão relegada a segundo plano nos debates da sociedade. Além da questão da ÉTICA, que outro tema há mais importante para se debater numa campanha presidencial? E a Educação segue apenas sendo apenas mais um item, dos vários que não estão sendo debatidos.

Estava lendo uma ótima matéria do Estadão sobre a Síntese dos Indicadores Sociais, do IBGE, onde fica claro que os avanços econômicos que a sociedade obteve com o fim da inflação e um aceleramento no processo de distribuição de renda, estão muito longe de chegar ao campo da Educação. Veja rápidos indícios:


> Praticamente todos as criancas de 6 a 14 anos frequentam a Escola, mas por apenas 5,8 anos. Quando são necessários 8 apenas para acabar o Ensino Médio.


> Nos últimos 10 anos o avanço na educação brasileira foi tímido. Essa média de 5,8 anos de escola era 5 anos 10 anos atrás.


> Mesmo com aumento 55% no acesso de adolescentes ao ensino médio, metade dos jovens de 15 a 17 anos não conseguiu chegar a esse nível de escolaridade.


> Entre aqueles que conseguiram completar ao Ensino Médio, mais de um terço para de estudar ali.


É um funil escandalosamente fechado. Nossos líderes deveriam estar apontando caminhos e soluções. A melhora do cenário econômico que tivemos nessa década é paliativa. O crescimento sustentado necessitará de uma população com outro padrão educacional.


Essa é a única porta para o futuro: REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO, já!



3 comentários:

  1. Gran Reflexión Luís, muy buen Post! La educación es la base para la construcción de un país próspero y moderno.
    Estaré atento a tu blog!
    Saludos desde Barcelona!

    ResponderExcluir
  2. Não acho tão surpreendente a sociedade brasileira não discutir a educação atual com mais seriedade. É de se esperar de um povo sem educação que ache a própria educação algo sem valor.

    A pegadinha é como convencer de que a educação é boa: não querem soluções dos problemas atuais resolvidos pela mudança na educação atual, sabendo que isso só beneficiaria em grande parte as próximas gerações. Querem agora, JÁ! E isso simplesmente não é possível. Só poucas mentes educadas conseguem entender essa lógica.

    Enquanto isso, vamos norteando o exemplo em nossas próprias vidas e conversas com o próximo ;)

    ResponderExcluir
  3. Antes, tínhamos educação de qualidade, mas não havia escola para todos. A democratização da escola, significou simplificar demais todo um processo de aprendizagem. Todos compreendem mas ficou superficial demais, sem qualidade. O governo faz de conta que dá ensino, os alunos, que não tem lazer algum, usam a sala de aula para bater papo ou resolver outros assuntos, que não tem nada a ver com o objetivo de estar ali e fazem de conta que estudam. É um jogo: o professor que tentar dar aula de verdade é taxado de massante, então tem que ser criativo, dar uma aula lúdica, isso no ensino fundamental inteiro, ensino médio...O aluno que tenta participar é chamado de nerd, ignorado em seu direito por seus colega. Uma volta imensa e termina efetivamente em nada. Incapaz de criar um texto, ele copia, incapaz de entender um texto subjetivo, ele faz piadas. termina o curso e não lembra de nada. Ele não aprendeu, o professor não ensinou.. e por aí vai.

    ResponderExcluir