Recentemente uma rádio do oeste dos Estados Unidos divulgou uma notícia que algumas décadas atrás, seria furo de reportagem. O departamento de jornalismo da rádio comunicou que descobriu a fórmula da Coca Cola e que transmitiria no ar como produzir de um dos produtos de consumo de maior sucesso do mundo.
Nos dias de hoje, a notícia quase que não tem relevância. Afinal ... o que faríamos com a fórmula da Coca Cola. Concorrentes já tem aos montes. Você vai dizer: mas igual o sabor da Coca, não existe!
Não é bem assim! Todas as pesquisas de teste cego na comparação dos sabores de Coca e Pepsi provam que o índice de respostas certas é igual ao de erradas. Traduzindo, quando não nos deixam ver o rótulo, ninguém sabe exatamente o que está bebendo.Isso é uma prova inconteste que o mundo dos negócios dos anos 2 mil é regido pelas MARCAS. As características físicas dos produtos são rapidamente copiadas. Mas as MARCAS não, criam barreiras intangíveis, emocionais e filosóficas. Os conceitos são claros:
> A marca tem o poder de influenciar a demanda do consumidor, parceiros, sociedade, canais de vendas, lealdade dos colaboradores, condições e termos de fornecimento, interesse dos investidores, transformando a performance do negócio e seu resultado financeiro.
> As características físicas dos produtos podem ser copiadas rapidamente. As intangíveis não podem ser. Elas criam barreiras emocionais e filosóficas contra a concorrência, bem como vantagem competitiva sustentável de longo prazo.
> A maioria dos ativos tangíveis tem vida útil finita. Marcas, quando bem gerenciadas, podem ter vida útil infinita.
Quer ver como é verdade? Tire 2 fotos imaginárias de você mesmo: na 1a imagine a cena de vc usando a fórmula da Coca pra fazer o refrigerante em casa. Na 2a. imagine-se abrindo uma saborosa lata gelada de Coca. Qual das duas te faz salivar?
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