
Por tudo que foi divulgado na imprensa, não há grandes argumentos para esse ataque. Nessa história de concorrência desleal, a Microsoft é campeã. A mesma Comissão Européia a quem apela agora, já havia multado a empresa em 500 milhões de Euros em 2004 e depois, em 2008, mais 900 milhões de euro.
Tudo indica que essa atitude da Microsoft demonstra falta de horizontes. No mercado de buscas, lançou o BING, que não deslancha. O Google tem 90% de mercado.
Na área dos smarphones os sistemas do iPhone da Apple, o Blackberry e o Android da Google sao cases de sucesso. Ascendente. No segmento que mais cresce do mercado, nem se ouve falar de Microsoft.
Resta-lhes seus tradicionais programas do Office (Word, Excell, PowerPoint, etc) que continuam lideres. Mas também aqui o crescimento global da Apple nos computadores pessoais já incomoda.
Na minha avaliação, antes de mais nada a Microsoft tem um forte problema conceitual na empresa. As pessoas não admiram a marca. As vezes pelo contrário. Se queixam dos seus programas abertamente, em muitas oportunidades até sem razão. A empresa não parece simpática e o consumidor não encontra motivos pra gostar dela.
A Microsoft precisa é de um amplo e profundo trabalho de Branding.
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