segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O turismo no Brasil e o Branding.

Há décadas ouço falar que o Brasil é o país do TURISMO.

Se nevasse por aqui a ponto de se praticar esportes de inverno teríamos uma oferta de atrações turísticas quase que imbatível entre as opções do mundo, afinal estamos entre os melhores nas ofertas de verão e as opções ligadas a natureza..

Temos um povo com uma capacidade de recepção calorosa e uma nata capacidade para a prestação de serviço. Povo inteligente, só precisa de educação e treinamento. Apostar no turismo sempre foi um caminho certo.

Nossos governos há muito vêm colocando dinheiro nisso, mas ... daquele jeito. Com uma enorme ineficiência e com atenção mais centrada nos interesses dos políticos, do que da Nação.

Mas mesmo assim, as coisas estão acontecendo. De cada 9 brasileiros economicamente ativos, 1 atua em atividade ligada ao turismo.
Temos 9 milhões de desembarques internacionais por ano, com turistas que gastam 6 bilhões de dólares por ano.

Em 2 anos chegaremos a casa dos 100 milhões de viagens entre nossos estados. A previsão da indústria do turismo é que se abra 500 mil vagas de emprego até 2014 e, é claro, não há mão de obra qualificada para atender.

Esse será o mérito da copa do mundo e as olimpíadas. São dois eventos que vão dar um um sentido de urgência nesse mercado. Bem ou mal muitas melhorias vão ser feitas.

E o mercado de turismo será uma das principais fontes de renda. Do país. E de dezenas de milhões de brasileiros.

Logo depois disso, será a hora de arrumar a casa. Primeiro que vários locais de recepção do país terão que desenvolver estratégias de PLACE BRANDING, que é a adaptação das técnicas do BRANDING para serem implementadas para regiões geográficas que pretendem se reposicionar. Quem quiser mais informações teóricas sobre o assunto, leia em Brandia Central http://www.brandiacentral.com/placebranding/

O Brasil já vem fazendo sua lição de casa. Veja o post “A marca Brasil” nesse mesmo blog. Isso é apenas o começo. Os segmentos de turismo nos estados brasileiros serão grandes compradores de serviços de Branding nessa década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário