sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O mundo dos negócios invadiu a vida das pessoas.

O progresso havido na economia e nos hábitos e atitudes dos brasileiros pós fim da inflação é um movimento tão transformador que, arrisco dizer, ainda está por se entender os verdadeiros reflexos desse período na sociedade. A população brasileira tomou um verdadeiro banho de capitalismo.

O segredo da virada que esse país está dando vem de baixo pra cima. A reconquista da auto-estima e a confiança de que há uma chance real de estarmos construindo algo mais seguro pros nossos filhos, é a maior força desse país para superar a atual e qualquer outra crise financeira.

O povo brasileiro, além de reconhecidamente ser de uma enorme amabilidade, simpatia e disposição para o entendimento, está começando a ver sua imagem também ser reconhecida globalmente pela alta capacidade de trabalho. Sobre esse fantástico perfil, adicione sua vocação para a atitude empreendedora. Exportamos executivos para o mundo inteiro. Nossos cases de marketing são copiados globalmente.

Nos últimos 12 meses antes da crise, era fácil sentir nos quatro cantos do país o inebriante clima do crescimento, das coisas acontecendo, dos negócios saírem do mundo das fantasias. O Brasil vai bombar nos próximos 10 anos!!! Isso terá um impacto revolucionário na economia, no mundo dos negócios e na realidade da maioria da população.

É a roda da economia real. Quando ela gira, a maioria da sociedade se envolve, se emociona, se estimula e novos planos de vida vão estimulando novas giradas. E no cotidiano essa realidade não é traduzida pela macroeconomia, mas pelo mundo dos negócios. Mais palpável, mais ao alcance dos nossos braços, tem a ver com o emprego novo da namorada ou com o negócio novo que o amigo vai abrir.

O mundo dos negócios é espetacular.
Virou pauta pelo brilho, pela importância na vida das pessoas e pela necessidade que temos de estar muito bem informados sobre o tema. Informação e análise, ponto de vista, interpretacão. As pessoas querem mais. Especialmente os mais jovens (20/35 anos) com pouca atração pelo ideológico mas super business oriented.

32 comentários:

  1. Meu caro Luis,

    Palavras precisas e uma visão aguda e apaixonada sobre o mundo dos negócios. Ótimo texto de estreia! Parabéns e sucesso.

    Grande abraço

    Bola

    ResponderExcluir
  2. Bombar com o Brasil Business... é isso aí!!

    Sucesso!!

    Bjs,
    Feca

    ResponderExcluir
  3. Luis, é impressionante mesmo como uma injeção de boas condições fez o brasileiro sonhar em empreender. Da moça que trabalha em casa e que fez curso para ser cabeleireira aos amigos que saíram do mercado para tocar seu próprio negócio. Para mim, ainda resta uma lacuna: o que é ser empreendedor? Penso que o mindset é um pouco diferente daquele de executivos, mesmo os de alta patente. Que acha? Que tal abordar isso no próximo texto? Abraços!!! Fe Diniz

    ResponderExcluir
  4. Luis,
    gostei bastante. E imagine o quão mais rápido "chegaríamos lá" com uma classe de políticos mais comprometida com o Brasil...
    SOMOS FODA.
    abraço e sucesso para o seu blog.
    Waltinho

    ResponderExcluir
  5. Oi Luis, sensacional sua visao e iniciativa.
    Que esse espaco reuna pessoas que tambem acreditam nisso e querem fazer o Brasil bombar.
    Aproveito o gancho do Fe acima para dar uma opiniao: acho que para empreender é preciso confiança e capacidade de realizaçao, 2 coisas que cada vez o novo Brasil tende a permitir. Vambora.
    Abraçao
    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Luis,

    São comentários de um grande conhecedor de empreendedorismo. O brasileiro está se descobrindo como um ser importande do ambiente de negócios no mundo, e contribuições como a sua para o debate são muito importantes.

    Parabéns pela iniciativa e sucesso.

    Guerino
    Mercado Brasil

    ResponderExcluir
  7. Luis

    Já virei freguês. É sempre bom acompanhar as tuas opiniões.

    Parabéns pela iniciativa e muito sucesso.

    Cicero Feltrin
    Fundação Padre Anchieta

    ResponderExcluir
  8. Luis
    É otimo saber que teremos um canal para ouvir (ler) sua opinião e comentarios. é uma voz brilhante, inteligente e questionadora em contraponto a um universo repetitivo e superficial. Bem vindo. Estarei sempre por aqui

    ResponderExcluir
  9. Luis,
    ótimo texto. Realmente não importa qual é o negócio, mas sim o fato de estarmos todos presentes e atentos ao mercado como um todo.
    Será ótimo acompanhar e compartilhar deste blog que com certeza será uma enorme fonte de inspiração e atualização.
    Um grande abraço.
    Felipe Wanderley

    ResponderExcluir
  10. Luis
    Realmente em se tratando em avanço economico, a politica brasileira é muito jovem,e esta num processo de amadurecimento notavel, resultado de uma estabilização por Fernando Henrique.

    Parabens e muito sucesso

    Marcos Lilla - TBWA

    ResponderExcluir
  11. Luis
    Não há como duvidar da força de um País que na maior parte da sua história foi empurrado pelo trabalho e suor de um povo. Esse pedaço de mundo anda sozinho, dispensa a hipocrisia dos políticos e nos leva a entender o sabor da esperança. É por nós que ela existe e nos faz entender que, verdadeiramente o Brasil somos nós. Em outras palavras vc disse bem: “Quando ela gira, a maioria da sociedade se envolve, se emociona, se estimula e novos planos de vida vão estimulando novas giradas”.
    Para quem o conhece sabe perfeitamente da sua visão e é dessa clareza que precisamos para estimular o amanhã em todos os segmentos.

    Um abraço

    Ivan Roberto (Marzo Comunicação - Araraquara)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Luis
    Nós da MP apoiamos e gostamos da sua iniciativa.
    Definitivamente o Brasil é bola da vez. Estou passando férias essa semana em Paris e o Brasil definitivamente está na mídia dos negócios por aqui. Somos a bola da vez.
    Saudações

    ResponderExcluir
  13. muito bom!! amei a sua idéia.

    mais gente vai poder compartilhar desse seu jeito único
    e cheio de personalidade de ver as coisas.

    boa sorte!

    mtos beijos,

    Irina

    ResponderExcluir
  14. Excelente!

    Pra quem antes não acreditava, hoje o BRASIL É A BOLA DA VEZ .
    " LANÇA 6% DOS NOVOS PRODUTOS DO MUNDO , está conquistando cada vez mais o seu espaço ."
    está sendo cada vez mais reconhecido , e crescido constantemente!

    Parabéns !

    Fábio Lucas ( Versa Comunicação)

    ResponderExcluir
  15. Olá Luis,

    mas que dose cavalar de otimismo. Me fez bem no dia de hoje.

    continue escrevendo bastante.

    parabéns pelo novo blog...vou divulgar.

    beijos,

    Ester Krivkin

    ResponderExcluir
  16. Boa Luis
    Eis o inicio de um novo ciclo em nosso país, tudo conspira a nosso favor neste final de ano. A noticia de RJ 2016 junto com a Copa 2014 serão players fundamentais, além da própria capacidade de produção interna.
    Quando chegar o momento de contar historia para netos será especialmente fácil entitular o Ano de 2010 como o inicio de um novo Brasil.
    Mas engana-se aqueles que pensam que bastará fazer a roda girar a moda-americana de produção e consumismo. Pois a onda da sustentabilidade veio para ficar, e será um tsunami para cima de toda industria que ignorar sua maré que esta ainda em fase de nascimento em alto-mar.
    Nós empresários brasileiros teremos o compromisso de mostrar ao mundo um novo olhar sobre o relacionamento econômico. Não bastará as planilhas gananciosas despreocupadas com perdas de terceiros.
    Chegou a hora do amor impor decisões de menor lucro financeiro, mas ao mesmo tempo acrescentar uma riqueza gigantesca de lucro emocional e social.
    Força meus caros, dias melhores á vista. D. Pedro estaria orgulhoso

    ResponderExcluir
  17. Luis, muito bom o texto de estreia. Com certeza passarei sempre por aqui.
    Posso dar um pitaco no visual? Achei o texto do box Twitter Updates um pouco escuro...dificulta a visualização.

    Abraço e sucesso

    Sidnei Bolonezi - Grupo Silvio Santos

    ResponderExcluir
  18. Excelente estréia! Tô contigo,empreendedorismo tá no sangue,principalmente na nossa area.
    Sucesso!!

    Marcos Sá -Rede Bom Dia de Jornais.

    ResponderExcluir
  19. "Adicionado ao favoritos com sucesso"


    Luis,
    Parabéns pela iniciativa. Conte comigo para os próximos debates.

    Alan Safro Berenstein
    Representante do time dos "mais jovens", tentando conciliar ideologia e business way of life ( há de ser possível! )

    ResponderExcluir
  20. Grande Lu!!!!!

    Achei ótima a sua idea de bloggear e compartilhar a sua rica visao do mundo do marketing com a gente!! Mas a sua grande visao do marketing nao é comparavel com o jeito que voce tem de olhar a vida enteira.
    Suas palavras sao leçoes de vida.
    Muita sorte e um abraço enorme meu caro amigo!!!

    Kike Andreu
    Producer de comunicaçao nao convencional MPG/Havas Barcelona e orgulhoso cunhadinho do Lu

    ResponderExcluir
  21. É bom ver que o moral e a confiança dos brasileiros está a bombar! Tive a oportunidade de trabalhar no Brasil, em diferentes empresas, nos anos de 97 e 98. A moral nessa altura era bem diferente de a de hoje. Havia mais resignação do que esperança e confiança era algo que tinha desaparecido.
    Óptimo ver que o optimismo está de volta ao simpático, empreendedor e trabalhador povo brasileiro.

    Boa sorte!

    João Freire
    Brandia Central, Portugal

    ResponderExcluir
  22. OI Luis!

    Muito legal a idéia do seu Blog! Parabéns!!!
    Gostei muito do seu texto e de fato o Brasil está em uma fase muito boa, com nítidos sinais de reconhecimento, tanto aqui quanto no exterior. O cenário é sim favorável a ter um crescimento maior ainda , se o processo for bem conduzido. Eu também concordo que essa "galera" mais jovem não vieram à passeio. O nível de interatividade, exigência e percepção de oportunidades de negócio é muito alta.

    abs

    Marcello Alvarenga

    ResponderExcluir
  23. Luis: Parabéns pela iniciativa... segue um link para complementar o seu ponto de uma palestra do maxximidia, Francesco Morace que fala que as tendências de comportamento caminham na direção do Brasil
    e que o País deve aproveitar o momento para se tornar protagonista global.
    Acho mesmo que chegou a nossa vez...

    http://www.mmonline.com.br/eventos/maximidia/2009/noticia/Tendencias_de_comportamento_caminham_na_direcao_do_Brasil

    Beijo
    Bibi

    ResponderExcluir
  24. ufa! até que enfim um olhar favorável.

    do bem!

    ResponderExcluir
  25. Grottera,

    Excelente texto, onde predomina o "otimismo sustentado". Os atores do Judiciário precisamos saber disso, perceber isso, vivenciar essa perspectiva. Mediação, conciliação, mutirões carcerário, programa Começar de Novo, julgamento de processos antigos, planejamento estratégico... nada disso trará resultados se não estiver imerso nessa visão e nesse compromisso de futuro que tão bem abordaste.

    Abraços,

    Marcone Gonçalves (CNJ).

    ResponderExcluir
  26. Luis você tem toda razão. Vejo e sinto isso a cada pesquisa que realizo, a cada brasileiro que entrevisto. É bom ver como a estima está em alta. Torço para que siga crescendo e que este país que escolhi viver possa se transformar também num exemplo positivo de valores.
    beijos!

    ResponderExcluir
  27. Fala Luis,
    Parabéns pela iniciativa.
    Eu, como recém empreendedor (acabei de abrir uma produtora - Opala Filmes), achei o texto perfeito para meu momento. O mundo dos negócios, de fato, invadiu minha vida.
    Espero estarmos em sintonia sempre.

    Abs e vida longa ao blog.
    Felipe Ariani

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo blog, Luís. Pelo texto de estreia, tenho certeza que será um sucesso. Vou continuar acompanhando.

    Abraços,
    Alexandre

    ResponderExcluir
  29. O bom é saber que tudo isso é uma verdade, melhor ainda saber que os brasileiros aos poucos estão enchergando tudo isso fazendo a elevando sua auto-estima a niveis nunca vistos.
    Parabéns pelo texto e obrigado por me seguir no Twitter. Abraço @He_M_P

    ResponderExcluir
  30. Luis, meu caro, muito bom!
    o futuro tá na nossa frente, aqui, agora. só não vê quem não quer.

    parabéns por mais esta iniciativa!
    abração do

    caio barsotti

    ResponderExcluir
  31. Olá Luis, não teria post melhor para iniciar o blog. O Brasil é muito mais do que bossa nova, pelé, matéria-prima e índios da amazônia a muito tempo, e melhor que isso, estamos crescendo, exportando conhecimento, e tirando de cima dos ombros de cada um aquela estória de ser uma país de terceiro mundo, só falta acabar com a medíocridade do senado e BURROcracia das reformas.
    Se me permite, gostaria de clipar seus textos e postar em meu blog: www.bexigaamarela.wordpress.com
    abraços

    guilherme brambilla

    ResponderExcluir
  32. Luis,

    Muito bom! Excelente iniciativa. Etou,mais uma vez, vivendo na pele a experiência do empreendedorismo, e é nisso que acredito.

    Estamos juntos.

    Heitor Pontes

    ResponderExcluir