sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mercado de carro usado. Tá bom ou tá ruim?

Ao estourar a crise, o governo concedeu a redução do IPI para impulsionar as vendas. A medida desovou o estoque dos zeros e as vendas de carros novos explodiram. Boa parte dessas vendas foram alcançados apenas pelo aspecto psicológico, visto que a redução do IPI não é tão significativa assim. Prova é que algumas montadoras mantiveram o desconto, mesmo sem a ajuda fiscal do governo. Esse quadro positivo é ampliado pelo crédito abundante, fácil e com muitos meses pra pagar.

Na contra-mão, esse movimento gera um realinhamento do preço dos usados. O preço está desvalorizado e o momento é ruim para quem quer vender. Mas muito bom pra quem quer comprar pagando a vista.

É bom a gente ir se acostumando com essa realidade. É assim que deve ser daqui pra frente. Isso é bom pra economia, bom pra gerar empregos e bom pra atualizarmos os carros que estão transitando pela cidade. E péssimo para o trânsito das grandes cidades.


2 comentários:

  1. Olha, independentemente de IPI reduzido ou nao, o valor do carro usado em baixa, torna-se relativo, já que, vale menos na venda e, consequnentemente menos na compra.
    Não vejo vantagens. todos peredem. Ou não??

    ResponderExcluir
  2. Essa é a questão: como sempre na economia livre, uns ganham e outros perdem. A economia soma zero.

    ResponderExcluir