sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O Supermercado sem embalagens da Alemanha: seria esse o fim do Branding?

Um fantástico desafio para os branders: como fazer branding num futuro onde as embalagens cada vez menos existirão?
É inevitável o surgimento - e posterior crescimento - de formatos de venda a granel. Na verdade, o retorno ao passado. Nas feiras livres isso era comum. Não acredito que essa opção venha a ser massiva, mas certamente terá uma boa fatia de mercado.
Como então será a identificação entre o produto e a Marca? Seria isso uma prova que esse tal de Branding também já estaria com os dias contados?
Claro que não! Pelo contrário isso é mais uma prova que criar Marca e fazer Branding são duas coisas distintas. Quer um dos exemplos mais geniais de Branding onde o produtor criou uma identificação em cima de uma commodity, agregou valor, sem embalagem e sem dizer a Marca? O melão de redinha!

*O supermercado em questão é o “Original Unverpackt”:
http://original-unverpackt.de/
Link compartilhado de de @monicafigueiredo

Um comentário: