segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sozinhos - A Nova Família Brasileira



Aumenta o número de pessoas que moram só e isso é uma importante faceta da Novíssima Economia. Hoje, são 7 milhões de brasileiros morando sozinhos – um aumento de 70% de 2000 para cá. Assim, a considerada ‘clássica’ família brasileira – casal com 3 filhos – deixou de ser maioria. Segundo dados do IBGE, outros tipos de formação já correspondem por mais de 50% das famílias.

A primeira razão para que isso ocorra é a independência financeira das mulheres, que hoje respondem por 45% da população no mercado de trabalho. Mulheres bem sucedidas e com valores modernos passaram a viver seu voo solo – e por livre e espontânea vontade.

Outro grupo que tem se desagarrado de casa cada vez mais cedo são os jovens.  Impulsionados pelo bom momento da economia do país, e pelos empréstimos bancários para universitários, segundo o Censo, já passam dos 850 mil os entre 15 e 29 anos que vivem sozinhos.
Há, ainda, o aumento da longevidade e a alta da taxa de divórcios para engrossar esses números.

Juntando todos esses dados, podemos notar uma considerável mudança tomando forma nos padrões de vida dos brasileiros. A opção por privacidade e a busca por independência – seja de um cônjuge ou da própria família – faz com que o mercado tenha que se adaptar rapidamente para atender às novas demandas.

Produtos que facilitam a vida dos que moram sozinhos ganham espaço nas prateleiras, e o mercado imobiliário enfrenta uma quase revolução: o número de apartamentos com 1 dormitório cresceu 476% em apenas 7 anos.

Para quem está pensando em abrir um novo negócio – ou já tem o seu - vale a pena ficar atento a essa nova onda que, pelo visto, só tende a aumentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário