segunda-feira, 25 de junho de 2012

Branding da Euro 2012, Olimpíadas e Copa 2014.

LOGO PARA EVENTOS ESPORTIVOS MUNDIAIS
por FERNANDA GROTTERA,
Designer e Consultora de Branding da BRANDIA CENTRAL do BRASIL



A identidade visual de um evento esportivo mundial como as Olimpíadas ou Copa do Mundo tem como objetivo promover o torneio através de um símbolo facilmente reconhecido por todos. Este símbolo deve também trazer em seu conceito algo que lembre o país anfitrião e deve ser consistente para uso em variadas aplicações e materiais de todos os tamanhos, desde os pequenos ingressos aos enormes banners ou mesmo as transmissões digitais.

As 4 marcas mais atuais sobre este tema tem seus pontos positivos, pontos negativos, gostos pessoais, interpretações… Enfim, o que esta rolando por aí neste tema:

EURO 2012 / POLÔNIA E UCRÂNIA - Brandia Central
 O Logo é uma flor, representando uma bola como a flor prncipal e e, as outras na coloração da bandeira dos países anfitriões. Este logo foi criado após um trabalho de pesquisa dos designers da Brandia in loco na região da Polônia e Ucrânia, lá eles estudaram a fundo e, se inspiraram na tradicional arte de fazer flores artesanais de papel representando a flauna e flora da região, chamada ‘wycinanka’. Esta arte cria uma identidade cultural entre esses 2 países e foi a referência usada nesta identidade visual. Unido a este conceito foi criado uma paleta cromática com as cores mais populares utilizadas nessas regiões. O resultado é uma simbologia que representa 2 diferentes países unidos pela sua arte e tradição para sediar um dos eventos esportivos mais importantes da Europa.
Algumas interpretações sobre este logo foram: all cock and balls… is it a cauliflower Mario Bross, Mushroom and Luigi, after 3 tabs of acid. The type looks nice though... Too disneysh... Mas, no geral a identidade visual foi muito bem recebida e parabenizada por todos os envolvidos no evento e espectadores.

Saiba mais: http://euro2012logodesign.com/

| identidade visual EURO2012

 
| ‘wycinanka’ artesanato da região da Polônia e Ucrânica

  | ‘wycinanka’ flores artesanais representando flora e fauna da região


| representação gráfica dos países participantes


| ‘representação gráfica dos estádios participantes



| histórico de logos da EUROCOPA

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COPA 2014 / BRASIL - autor desconhecido
Este logo foi encomendado pela FIFA, que descumprindo acordo com a ADG ( associação de designers gráficos do Brasil) de que seria um job para fazerem em conjunto, fez um concurso onde celebridades julgaram e escolheram o melhor logo na opinião deles, sem critério técnico. O autor do logo permanece desconhecido até hoje.
O Resultado é que para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, temos um logo esteticamente mal resolvido em termos de proporção, fontes, escala e sem absolutamente nenhuma referência a cultura do país. Se não representatividade cultural, não tem significado. O logo é vazio de conceito abrindo espaço para interpretações esdrúxulas como: é o país do rouba rouba onde todos metem a mão inclusive a FIFA, é uma pessoa envergonhada chorando com a mão no rosto, é a foto de um medium recebendo espírito
Na construção de uma identidade visual para um evento dessa proporção… “Não é só designer que deve aparecer. Aparece estilista de uniformes, aparece a publicidade. E o designer deveria coordenar essas coisas. Não é só fazer a marquinha. É um complexo muito maior. Uma coisa muito profissional que aqui no Brasil não tem essa cultura. Então ganham as agências de publicidade, que estão destruindo todas as marcas." Alexander Wollner

  | histórico de logos da COPA DO MUNDO

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|  logo OLIMPÍADAS LONDON 2012


“O logo se trata de algo extremamente novo e diferente do convencional, que deverá durar por mais 5 anos e que acima de tudo pretende se comunicar com o público jovem.“ sr. Sebastian Coe em 2007,
presidente do comitê organizador da Olimpíadas 2012
 
OLIMPÍADAS 2012 / Londres - Wolff Olins
Este logo, feito por uma das maiores agências de Branding do mundo – Wolff Olins, foi alvo de muitos comentários. O logo tem uma forma abstrata de escrever 2012 representando os cinco continentes, o ser humano e suas cnco extremidades, os cinco valores do parlamento Inglês. Essa forma gerou muita polêmica, inclusive foram colhidas quase 50mil assinaturas exigindo que o logo fosse refeito. As razões para acusações eram as interpretações: É um quebra-cabeça sem solução; É como Tetris, sob o efeito de drogas; É uma suástica nazista para crianças.
" Eu, como designer e espectadora das olimpíadas, sou fã deste logo e todas suas possibilidades de aplicação em diversas utilizações. Pois eu acho que eles inovaram, criaram, coloriram, enlouqueceram, utilizaram o logo de forma negativa, de forma positiva, grande pequeno, enorme enfim, arrasaram. Penso que os ingleses são muito visionários. Tive a oportunidade de estudar Design Gráfico por 6 meses na London College of Communication e lá senti a inovação dos ingleses no dia-a-dia, eles não deixam a estética prevalecer, vão a fundo no problema, permeiam as possibilidades de soluções e quando encontram, defendem o conceito até o final – verbal e taticamente, vide as imagens de utilização de logo abaixo." Fernanda Grottera, designer
 











 
| histórico dos logos olímpicos. Veja como LONDON 2012 inovou.
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OLIMPÍADAS 2016 / RIO DE JANEIRO - Tátil Design
139 agências de publicidade e design disputaram o concurso que escolheu a marca para as Olimpíadas 2016. A vencedora foi a Tátil Design.
“O Rio, em si, é uma escultura e as pessoas vivem dentro dela.”  Fred Gellicriador da logomarca e diretor de criação da agência Tátil Design.
Este logo dá a ideia de três pessoas, com as cores da bandeira nacional, se abraçando e formando o Pão de Açúcar. Bacana, bonito, orgânico, leve como o Rio... Cores alegres. Mas, esperadas… Assim como o logo, brando, nada muito inovador, lugar comum. E, por isso deu espaço a muitas critícas de plágio inspiração após detectarem semelhanças com o quadro ‘O abraço’  de Matisse e o Logo de uma Fundação Americana entre outros. O criador, porém, negou qualquer ponta de plágio no processo de criação daquela que será a cara dos Jogos Olímpicos no Brasil. Mas, "por se tratar de um símbolo universal (pessoas se abrançando), a possibilidade de gerar polêmica era grande." É exatamente este símbolo universal e não ter nenhuma identidade cultural explícita com o Brasil que deixa este logo com gosto de quero mais, quero ver mais, quero ver o logo desenvolvido, a identidade visual, possibilidades de cores, aplicações...  
Saiba Mais: http://youtu.be/UdmgHnqxyBo 

 
| logo olimpíadas 2016, seus sketches e desenvolvimento
 



| Símbolo Universal levou este logo a ser alvo de muitas acusações de plágio.
 
 | histórico dos logos olímpicos. Veja como LONDON 2012 inovou nas cores e estrutura do logo. E, o Brasil voltou atrás.

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