segunda-feira, 19 de abril de 2010

Banda larga acelera a economia.

A imprensa brasileira tem noticiado muito o projeto de popularização da banda larga do Governo Federal. Muito se fala sobre a instauração da Telebrás, que acarretaria mais um passo do aparelhamento do Estado ou se o melhor caminho a ser tomado é dar essa missão à empresas privadas, como o caso da Oi (que se antecipou e apresentou seu projeto).

Pessoalmente sou a favor de que seja pela mão invisível de Adam Smith. Num país com nossa carga tributária, não precisa ser nenhum gênio para concluir que a forma mais eficiente de se fazer isso é através da desoneração. Imposto zero para banda larga.
Visões políticas e ideologias a parte, acredito que o que deve ser defendido é a urgente promoção da banda larga junto a população. Em junho do ano passado, relatório do Banco Mundial afirmara que facilitar o acesso a serviços móveis de internet e telefonia permitirá o desenvolvimento em todos os níveis da economia e da sociedade. E é com esta tese que estou de acordo.

Segundo o estudo, cada aumento de dez pontos percentuais nas conexões de internet de banda larga de um país corresponde a um crescimento adicional de 1,3 ponto percentual no PIB.

É por este motivo que este assunto deve ser prioridade na plataforma de qualquer governo, seja ele de direita ou esquerda. O setor de tecnologia da informação representa uma oportunidade única de recuperarmos o tempo perdido, e deve ser incentivado.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Acredito que a disseminação da informação será uma das formas para o Brasil recuperar o tempo perdido.

    ResponderExcluir
  2. Se os brasileiros são campeões em tempo online na net mesmo tendo a 37ª pior internet do mundo então imagine o que poderíamos criar se tivessemos a criatividade desse povo realmente aproveitada com internet para todos? Já ouvi de uns 2 ou 3 grandes CEOs afirmando que o próximo Google virá do Brasil.

    ResponderExcluir