quinta-feira, 11 de março de 2010

São Paulo Indy 300. E o place branding da cidade?

São Paulo é o único lugar do mundo que sediará as etapas da Formula 1 e Indy. E esta é uma grande honra e um excelente negócio para nós, paulistanos. A primeira das dezessete corridas do calendário 2010 da Fórmula Indy vai acontecer no próximo fim de semana (dias 13 e 14 de março) e a organização já se planeja para receber mais de 31 mil visitantes de fora, o que irá pulsar as veias de todo o sistema de nossa metrópole. O evento http://saopauloindy300.com.br/ promete movimentar quase 120 milhões de reais e ser o quinto mais rentável da cidade (ao lado de Fórmula 1, Parada Gay, Reveillon na Paulista e Desfile das Escolas de Samba.)

Além de atrair milhares de turistas e movimentar os setores da hotelaria, construção civil, comércio, gastronomia e serviços, o evento irá acontecer em São Paulo em um mês que costuma ser ocioso turisticamente. Ponto para os organizadores, que brigaram para trazê-lo e exigiu que aos organizadores que permaneçam na capital por mais 5 edições.


A grande sacada foi fazer a corrida num circuito de rua. Só isso já foi suficiente pra mexer com toda cidade. O circuito tem 4,1 quilômetros de extensão e as 75 voltas totalizarão pouco mais de 300 quilômetros. Na Marginal Tietê ficará a maior reta de todo o campeonato, com 1,5 quilômetro. De acordo com a Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (SPTuris), 50 000 pessoas deverão comparecer ao Anhembi para conferir a disputa do domingo (14) e os treinos livres e classificatórios do sábado (13). O investimento foi de R$ 40 milhões e se espera um faturamento total da cidade de R$ 120 milhões.


O sucesso do empreendimento demonstra também a força do grupo BAND de comunicação. Através do conjunto de suas rádios AM, FM, das TVs abertas e fechadas e do Metro, a BAND provou que tem impacto, penetração e audiência para desenvolver grandes eventos no mercado brasileiro com enorme sucesso. A corrida será transmitida para 200 países. O potencial é de uma audiência global que supera os 30 milhões de telespectadores.


Toda esta movimentação altera a arquitetura da cidade, passando a fazer parte de uma nova lógica, mesmo que excepcional, colaborando para formar o que chamei em meu último post de Place Branding. Como qualquer outra marca, São Paulo precisa ter um projeto de Branding, de forma a reposicionar a imagem da cidade, criando-lhe um território único na cabeça e nos corações de toda comunidade global. Se já tivéssemos isso, os esforços e os resultados obtidos com eventos desse porte, teriam um eficácia muitas vezes maior ao que tem sem um projeto estratégico.


São Paulo Indy 300 é sensacional, do ponto de vista econômico e de branding. Alegra a gregos e troianos, pois gera uma ótima receita e cria uma atmosfera de magia inigualável. Que venham mais destes pela frente!

3 comentários:

  1. Boa oportunidade sem dúvida para o BRANDING institucional da cidade de São Paulo que anda muito a desejar neste sentido.
    Está aí um bom tema para governos e agencias de publicidade comprarem uma briga juntos.
    Um abraço cordial,
    Mauricio A Costa

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  2. Olá!!!
    Muito legal o seu blog. O senhor é professor? Agora estou te seguindo também no twitter!!

    Wsalesmkt

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