segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Redes sociais? Mídias sociais? Redes globais?

O assunto “redes sociais” como promessa de mídia (ou não) tem sido um debate permanente nos últimos meses. Eu não tenho dúvida que a maioria das chamadas redes sociais se tornarão mídias a serviço do mercado de comunicação de marcas. São novos canais dentro da mídia Internet. Que continuará ganhando participação de mercado contra a mídia tradicional, pouco a pouco.

Ainda não dá pra saber o tamanho que terão e quanto movimentarão de dinheiro. Mas o fato é que as mídias baseadas em redes sociais têm crescido em número de usuários ativos e agora apresentam tendências de tribalização (como venho defendendo há anos que a internet levaria a isso).

Outra afirmação que tenho segurança em fazer é que será criado um modelo específico de comercialização deste tipo de mídia. Assim como um dia foi com o Google, com os links patrocinados.

Essa multipersonalizacão dos formatos específicos de mídia é mais uma das coisas que colocará em cheque o futuro da propaganda, pelo menos da maneira como é praticada hoje em dia. A melhor performance obtida com o bom uso da técnica da propaganda é com a repetição da mensagem. Quanto mais única, melhor.

Esse mundo multipersonalizado tem mais a ver com o Branding, que vê o mundo de forma mais holística e mais individualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário