‘Falem bem ou falem mal, mas falem de mim’. Apesar
de muitos ainda adotarem esse bordão, para as Marcas, ele não funciona.
Nessa semana só se ouvir falar da Ades, a bebida a
base de soja da gigante Unilever. Uma excelente Marca de excelentes produtos.
O problema veio a tona através de um simples
comunicado da empresa, tentando não chamar atenção, pedindo o recall de 96
embalagens de um lote específico de produtos, distribuídos nos estados de
Paraná e Santa Catarina. Foi detectado a presença de soda cáustica em uma parte
da linha de produção, nas embalagens de sabor maçã.
A partir daí a notícia ganhou dimensão, foi pra
mídia e explodiu nas redes sociais. E começaram as decisões que só amplificaram
o problema: A Anvisa – uma entidade quase sempre meio histérica - determinou a
suspensão de uma série de sabores e embalagens desse produto. Supermercados
tiraram das prateleiras TODOS os produtos Ades – e alguns eliminaram todos
sucos de caixinha. Consumidores mal informados começaram a gritar reclamando do
produto estar a venda. Tudo pronto para
um circo de horror.
Daí a iniciar um processo de escrachar a
Marca nas redes sociais é um pulo. “Ades serve como antiácido?”, “Minha mãe
gostou bastante do novo Ades Limpeza Pesada”, “Devo dar um copo de Ades para
meus inimigos?” são algumas das centenas de mensagens na página oficial Ades no
Facebook.
Sátiras publicadas, como a da Bruxa Perversa
oferecendo uma caixinha de suco Ades no lugar da maçã envenenada para Branca de
Neve, são de um alto poder de destruição da Marca.
Tomara que a empresa descubra a causa do acidente e
consiga recuperar a relação de confiança que essa Marca já gozava junto ao
consumidor.
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