"O falecimento de Steve um ano
atrás foi um momento triste e difícil para todos nós. Eu espero que hoje todos
reflitam sobre a vida extraordinária dele e sobre as muitas formas pelas quais
ele fez do mundo um lugar melhor.
Um dos maiores
presentes que Steve deu ao mundo é a Apple. Nenhuma companhia jamais inspirou
tamanha criatividade ou estabeleceu critérios de tão alto nível para si mesma.
Nosso valores se originaram de Steve e seu espírito será para sempre a base da
Apple. Nós compartilhamos do grande privilégio e responsabilidade de perpetuar
seu legado.
Eu estou
extremamente orgulhoso do trabalho que nós estamos fazendo, desenvolvendo
produtos que nossos consumidores amam e sonhando com novos (produtos) que vão
encantá-los no futuro. Agradeço a vocês por dedicarem talento e tanto de suas
vidas à Apple. É um tributo maravilhoso à memória de Steve e a tudo que ele
defendia."
Mensagem de Tim Cook, presidente da Apple,
no dia 5/10/12.
Um ano sem Steve
Jobs, a força criativa por trás da Apple. um dos maiores visionários e
empreendedores que o mundo já conheceu.
Mas
seu legado ficou: Nos bolsos, bolsas, mochilas e escritórios, os iPods,
iPhones, iPads, Macbooks e as dezenas de outros modelos que lançou, mudaram
definitivamente a maneira de se conectar, trabalhar, e (por que não?) viver. Steve
Jobs foi responsável por aproximar a tecnologia de um usuário comum,
revolucionar o negócio da música e do cinema, e criar um novo padrão para o mercado de smartphones.
À época de sua morte, centenas de pessoas se
manifestaram – acendendo velas (reais ou nas telas de seus iPhones), escrevendo
bilhetes, colocando flores e maçãs em frente à lojas da Apple pelo mundo todo.
De Obama à Rita Lee, de Zuckerberg à Bill Gates – foram lamentos da perda de
Steve Jobs por todos os lados.
Muito graças a ele, a Apple viu seu valor se
multiplicar por dezenas de vezes mais. Desde que reassumiu a presidência da
empresa, no final de 1996, as ações da
companhia foram de U$5 para mais de U$700. O valor de mercado bateu todos os
recordes em 2011, alcançando a marca dos 622 bilhões de dólares - maior do que
o PIB da Grécia, Áustria, Argentina e África do Sul - deixando a concorrente
Microsoft para trás. Não por acaso, foi nesse momento em que Steve, em função
de seu estado de saúde precário, se desligou do comando da empresa, passando o
cargo a Tim Cook.
Merecidamente, Steve Jobs foi condecorado
com a Medalha Nacional de Tecnologia em 1985 pelo então presidente Ronald
Reagan; com o prêmio Visionários do Ano 2004, pela Billboard; eleito a pessoa mais poderosa do mundo dos
negócios pela revista Fortune em 2007;
escolhido o empresário da década em 2009, também pela Fortune; e em fevereiro deste ano, recebeu um prêmio póstumo, o Grammy Trustees Award,
pela influência que teve na indústria fonográfica.
Aos que achavam que
a Apple derreteria com a perda de seu fundador, o iPhone 5 está aí para provar o contrário. As clássicas
filas em frente às lojas, a longa lista de espera, e as 2 milhões de unidades esgotadas
nas primeiras 24 horas de pré-vendas comprovam que a empresa continua a manter
seu nível de excelência e vem sendo muito bem comandada por Tim.
Os efeitos das criações da Apple são sentidos, também, na
economia: A venda do iPhone 5 impulsionou o varejo nos EUA. Segundo dados da
Rosenberg & Associados, frente ao mesmo mês de 2011, as vendas no varejo
aceleraram de 5,0% em agosto para 5,4% em setembro.
Uma forma triste de
se ver o valor dos produtos da empresa é o número de furtos de produtos da
Apple, que aumentou 40% desde o ano passado, em NY. Já estão fazendo piadas
por aí, chamando os roubos de iTheft (iRoubo).
Piadas, paródias, sarros à parte, o fato é
que se fala de Apple – e se fala muito. E defensores assíduos, advogados e
quase militantes da marca é o que não faltam. Mas o que cria e reproduz essa
energia pulsante? Que forma um batalhão de apple maníacos, nos quatro cantos do
mundo? Mais do que um ou outro presidente, o sucesso da Apple se dá a um
claríssimo pensamento de branding que desenvolveu. É a empresa toda trabalhando numa mesma
direção, com um único foco estratégico e segurando, com dedicação, uma bandeira
com uma marca que cria uma relação de amor e fidelidade com um consumidor
satisfeito. Quem tem um iQualquercoisa, sabe do que estou falando.
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