quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BRANDING em pílulas


Depois que estiver trabalhando sob a cultura do branding, vai entender que não se trata apenas de uma tendência de comunicação. É um novo modelo de gestão para empresas – mais moderno, mais fresh e mais compatível com os desafios que terão impacto nas próximas décadas, caracterizadas por inovações impostas pela tecnologia, pela internet e por um consumidor que decidiu tomar 
conta do poder de decidir sua vida, de suas escolhas. 


O consumidor não quer mais só sedução. Quer verdade, transparência, relacionamento. Isso significa então que pode ser feio, sem graça, sem tesão? Claro que não! O intangível é e será cada vez mais decisivo. E isso é emoção pura. Mas se difere da pura sedução, que é uma conquista de curto prazo. 



Assim como a ética é a estética do futuro, como disse Godard, eu adiciono: a estética é a ética do futuro.
























Dois produtos podem ser iguais – duas marcas nunca são. Até podem ser marcas de produtos iguais, mas você certamente gostará mais de uma. Pode ser o nome, a forma, a cor, a voz ou a atitude. Há sempre uma preferência. A diferença entre uma e outra é o magnetismo. A capacidade que certas marcas têm de atrair consumidores, dinheiro, brilho, através de um trabalho metódico de gestão da marca nos vários pontos de contato com seus múltiplos stakeholders. 


Marcas magnéticas não atraem só curiosos do branding. Atraem principalmente consumidores, colaboradores, investidores, jornalistas, políticos, celebridades, seus amigos, sua família, fama, prestígio. Mas o mais importante é que atraem mais negócios e por mais tempo.




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