O branding é a parte ‘visível’ de seu negócio. Se sua marca não for constantemente trabalhada, seu negócio vai ser perdido de vista por seus consumidores – e isso nunca é bom. E, se antes você sabia onde encontra-los, hoje, na era das novas tecnologias, você não sabe. Ou, ainda que saiba, não consegue alcançar a todos eles.
Os consumidores já não estão mais só na tv, no rádio, na mídia impressa, ou no ponto de venda: estão por todos os lados. No celular, nos aplicativos, no e-mail, no chat, nos blogs, no YouTube, no Facebook, no Twitter e em outros milhares de pequenos e grandes sites. E é fácil se perder nesse labirinto.
Se é o consumidor quem manda, seu negócio tem de agradar a ele. Mas até simplesmente agradar está mais problemático: Já não basta ter um bom produto (seu concorrente também tem ou vai ter), bom preço (seu concorrente também tem ou vai ter), ou boa distribuição (seu concorrente também tem ou vai ter). Para o consumidor escolher o seu produto, ele vai ter de gostar não só do que vê, mas também do que sente e pensa sobre ele. O ‘ver’ evoluiu para ‘envolver’.
Esta é uma pergunta que poucos sabem responder, acredito eu, pela questão intrínseca do intangível e da falta de medição dela, seja financeira, seja mercadologica. A marca se tornou um termo etéreo, onde todos sabem que precisa investir (é quase como o termo amor), que faz bem ao negocio, mas poucos fazem ele coerentemente. Boa lembrança Luis. Abraços @pauloperes
ResponderExcluir