O mundo dos negócios tem características peculiares. Há sempre alguém pronto a aproveitar uma oportunidade para ganhar dinheiro.
O excesso de burocracia é um câncer para a nossa economia. Na pesquisa desse ano do Banco Mundial sobre o tema, o país ocupou a vergonhosa posição de nº 129, atrás de nações bem menos desenvolvidas, como a Nicarágua. Já o México – país com PIB e condição de desenvolvimento semelhantes aos nossos – ficou na posição 51, superando o Brasil em todos os tópicos analisados.
O custo dessa burocracia não é só o que cada empresa paga de impostos e taxas. É tudo tão mal feito, mal planejado e sem lógica, que empresas grandes mantém departamentos de até 15 pessoas, exclusivamente para cuidar desse tema. É o famoso caso de se criar dificuldades, para por baixo dos panos, se vender facilidades.
Pronto! Este cenário é perfeito para uma nova oportunidade de negócios. Há 70 empresas no Brasil que tem como função exclusivamente arquivar documentos das empresas. Elas somam 1,2 bilhão de reais em faturamento. Atenção: eu falei bilhão!
Só em SP essas empresas armazenam 15 milhões de caixas, dos quais 90% nunca serão requisitados por ninguém.
Está aí uma prova definitiva de que no mundo dos negócios, aonde houver um limão, há sempre chance de se fazer uma limonada.
ps.: foto de uma ótima matéria de VEJA: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/burocracia-excessiva-impoe-perdas-as-empresas-no-brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário