Acho que teremos uma eleição quentíssima. No twitter é fácil perceber isso. Ânimos muito acirrados e posições sempre radicalmente opostas entre PT e PSDB. É uma lástima. O grande progresso político do país seria se 70% de ambos os partidos estivessem num único, de formação social-democrata. Ambos lutando contra o verdadeiro câncer político brasileiro: o PMDB.É sempre uma surpresa ver como a mídia civilizada e a inteligência brasileira caiam no conto do vigário peemedebista. Eles adoram que seja dada toda atenção as eleições do executivo (Presidente, Governador, Prefeitos), deixando a dos legislativos para serem resolvidas por uma grande maioria mal informada ou desinteressada (o maldito voto obrigatório, que favorece a malandragem!). Assim fazem maiorias. Assim têm mais tempo na TV. Essas duas moedas corrompem qualquer partido que esteja no Executivo. E começa o ciclo dos maracutaias.
Voltando a nova Classe Média e as próximas eleições presidenciais, minha opinião é que os dois candidatos com maior intenção de votos tem matizes econômicas muito parecidas. É uma pena. Nesse sentido o Aécio teria uma vertente mais liberal. Acho que seria uma disputa mais estratégica e menos da pessoa.
A eleição vai ser ganha por qualquer lado por pequeníssima diferença. Acho que o Serra terá como vantagem sua longa e bem sucedida carreira como executivo público. Acho que a Classe Média brasileira já entendeu tudo: vota com o bolso. Serra passará uma credibilidade de maior eficácia na gestão e isso deve lhe dar a vitória.
Tenho muita fé na candidatura de Marina Silva. Essa senhora poderá ter um papel relevante na eleição, ajudando a construir um futuro diferente na política do Brasil. Por sua personalidade,
história de vida e beleza de propósitos que carrega e expõe em cada frase que fala, Marina tem uma grande chance de usar seu enorme carisma (e o canhão de mídia que uma eleição presidencial vai lhe oferecer) para transmitir ensinamentos importantes para novas faixas da sociedade. Se ela se apequenar diante do desafio, sairá apenas como uma Heloisa Helena (PSOL) palatável. Minha expectativa é diferente. Acho que sai grande da eleição. Poderá lançar uma semente de um movimento oposicionista mais iluminado e menos visceral.Aqui por São Paulo a coisa tá muito chata. Lamentavelmente o candidato do PSDB é o Geraldo. Alckmin é, entre os expoentes dos tucanos, o mais medíocre de toda história. Infelizmente minha memória não me presenteia com o esquecimento da imagem deste senhor vestindo uma camisa cheia de logomarcas das empresas públicas, na campanha contra Lula. Uma coisa vergonhosa de pequena, errada e estúpida. Uma afronta a gestão de FHC. Mas ... todas pesquisas mostram que ele vai ganhar.
E o nosso senado, que é uma brincadeira. Não acredito que nossos representantes sejam o Romeu Tuma (sem palavras...), o Suplicy (o da sunga vermelha, porque aquele do passado, não existe mais) e o Mercadante (que parece que perdeu o norte, depois da crise do mensalão). Tomara que venham coisas novas por aí. Eu votaria de olho fechado na @SoniaFrancine.
A política precisa de ar fresco. Oxigênio. Gente e pensamentos novos.
É uma questão de lógica. A sociedade brasileira está passando por uma revolução na lado econômico e no mundo dos negócios. É impossível que mais cedo ou mais tarde isso não gere impacto na vida política do país. Que seja já.




