quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cervejas Premium: onde a competição acontece.



Dizem que a melhor cura para ressaca é continuar bebendo. Para curar a ressaca do final do carnaval, nada melhor do que começar a semana falando sobre cervejas.

Em um ano em que o mercado de geladas não deve crescer mais que 2% ou 3%, os fabricantes de cervejas super premium não tem do que reclamar: Segundo um estudo da Concept, em 2012 esses produtores de cerveja fecharam com uma alta de 12% nas vendas em litros.



O segmento premium, que representa hoje de 4% a 5% do mercado nacional, tem como diferencial não apenas o preço. A composição das bebidas e as matérias-primas usadas garantem mais qualidade ao produto final. Essas cervejas não são produzidas com trigo, e a fermentação é especialíssima, usando puro malte e nada de produtos químicos.

Matéria publicada no Estadão em dezembro de 2012 confirma que há cerca de 4 anos esse segmento vem se desenvolvendo, mas que só agora o crescimento dos pequenos fabricantes finalmente  se consolidou.

Por que?

Essas cervejarias viram, ainda que tardiamente, uma oportunidade para alavancar as vendas: mudar o canal de distribuição. Deixaram de lado os antigos distribuidores – que atuavam com mais de 3 mil itens, de categorias diferentes -  e fizeram acordos com empresas especializadas em fornecer bebidas para bares e restaurantes voltados para classes A e B.

Depois de fazer essa opção, a marca carioca Therezópolis, como exemplo, viu algo inédito até então: Os supermercados, que criaram espaços novos para cervejas especiais, começaram a procurar a empresa para vender seus produtos.  



Graças ao aumento do poder aquisitivo da população, a variedade de ofertas e a influência de culturas estrangeiras, os brasileiros estão cada vez mais interessados nas cervejas premium.

Sem dúvida, os fabricantes devem estar brindando! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário