terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cartões de Presente: opção para Marcas

Pouco a pouco vai chegando ao Brasil a moda dos cartões de presente (Gifts Cards), que são cartões de débito com valor determinado pelo comprador, dando ao presenteado a oportunidade de comprar aquilo que lhe interessa nos estabelecimentos conveniado.

Esses cartões, também chamados de pré-pagos, podem fazer parte das bandeiras tradicionais, como Visa ou Mastercard, ou estarem associados a supermercados, lojas, conveniência ou farmácias.

Esse negócio global gira 600 bilhões de dólares/ano e são utilizados como importante ferramenta de marketing, por marcas como GAP, Nike, Disney e Apple.

No Brasil fatura-se só US$ 2 bilhões e a experiência ainda é limitada, pois na nossa cultura há preconceito de mostrar ao presenteado o valor do presente. Mas isso será superado pela praticidade e conveniência do cartão presente.

Já temos o grupo Pão de Açúcar oferecendo, Carrefour e Fnac começam até julho. Mas há estudos do Boticário, Kopenhagen, Starbucks e Microsoft.

O sucesso parece garantido. Segundo estudo da Boston Consulting Group os esses cartões pré pagos vão multiplicar por 9 o faturamento até o ano de 2017, chegando a 18 bilhões de dólares.

Como quase tudo que passa pelo comércio no mundo moderno, o branding de quem assina o gift card é decisivo para o sucesso. É relevante para quem compra e para quem recebe. E prova que a Marca é absoluta para se estabelecer novas formas de negócio.

É um novo serviço ao consumidor com um grande diferencial e uma ótima opção para o varejo, pois esses cartões podem ser os produtos mais rentáveis por centímetro quadrado ocupado na loja.

Um comentário:

  1. Acho que nao é só uma alternativa de marcas, tem esse site que faz a comercialização de cartoes de presente que eu acho muito bacana!
    www.valepresente.com.br

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