tag:blogger.com,1999:blog-7529511714177400305.post1224503348746487663..comments2016-08-21T14:47:12.951-07:00Comments on MARKETEAR por Luis Grottera: O fim do Branding no mercado de cigarros?Luis Grotterahttp://www.blogger.com/profile/10502277230782930887noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7529511714177400305.post-86016335346008231632012-12-02T17:06:22.690-08:002012-12-02T17:06:22.690-08:00É, começou ontem (01/12) na Austrália.
Mas deveria...É, começou ontem (01/12) na Austrália.<br />Mas deveriam fazer isto também com os rótulos das cervejas e acabar de vez com a propaganda na TV (o lobby é forte né) para, pelo menos, amenizar os altos índices de acidentes em nossas estradas.<br />E com tantos outros produtos! Até um pacote de bolachas com desenhos animados na gôndola do supermercado pode te levar a ser adquirido, só para satisfazer a vontade do seu filho, que irá se alimentar de um produto que não é lá tão saudável assim.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7529511714177400305.post-69154870326818108912011-12-11T22:58:20.273-08:002011-12-11T22:58:20.273-08:00Concordo que haverá um efeito maior sobre novos fu...Concordo que haverá um efeito maior sobre novos fumantes mas creio que para fumantes já iniciados o branding vai migrar para o interior da caixa, para o cigarro em sí. Ainda que a regulamentação tente eliminar qualquer diferenciação do produto, o consumidor vai se tornar cada vez mais detalhista para encontrar estas diferenças. <br /><br />Tenho dúvidas sobre se esta medida será capaz de eliminar totalmente a margem pois este pensamento assume que o valor está contido somente na expressão visual da marca e não no produto em sí, o que me parece uma simplificação exagerada do comportamento do consumidor. Como se o consumidor não sentisse o gosto, o prazer, o tato do produto e se tudo isto não fizesse parte da marca.<br /><br />O efeito colateral mais obvio seria a venda de caixinhas avulsas (como as já existentes) para que os fumantes reacondicionem seus cigarros (que manteriam a diferenciação no cigarro em sí) com mais estilo.<br /><br />A grande birra que eu tenho com as campanhas de consumo responsável é que elas ignoram completamente que a um certo grupo de pessoas elas tem grande sucesso em atingir e influenciar, mas a um grupo menor as campanhas tem efeito inverso. Certas pessoas fumam justamente por que fumar é feio, incorreto, sinal de fraqueza, por que causa preconceito. <br /><br />Assim como tatuagens antigamente causavam este efeito, e ainda assim as pessoas se tatuavam, o cigarro sempre será interessante para aqueles que de alguma forma querem expressar desacordo contra uma cultura ou um senso comum vigente para o grande grupo. Por mais que as campanhas continuem fazendo e fazendo terrorismo sobre seus efeitos. <br /><br />Pulsão de vida e pulsão de morte. Freud explica. <br /><br />Creio que depois de um tempo estas campanhas deveriam simplesmente sessar. No momento que a sociedade se tornar de fato indiferente ao fumo, e não veementemente contrária ao fumo, aqueles que querem se posicionar contra a sociedade vão procurar uma outra forma de expressar sua rebeldia. E aí sim conseguiremos minimizar o consumo do cigarro.rodrigottrhttps://www.blogger.com/profile/10386900993926758147noreply@blogger.com