terça-feira, 20 de maio de 2014

Lançamento da nova Lorenge

 A partir de março de 2013, tive o prazer de dirigir o projeto da ROSENBERG INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA, trabalho realizado em parceria com a BRANDIA CENTRAL, que reforçaria o mindset e a postura da empresa líder do mercado imobiliário capixaba - a Lorenge, uma das 20 maiores empresas da construção civil no Brasil.


Empresa que teve visão para investir e enfrentar os desafios de um projeto de planejamento, estratégia e implementação da cultura do Novo Branding - ainda que ocupando uma posição de prestígio no setor.

“Despontamos após este período de transformações com uma nova alma. O que fizemos foi muito mais do que rever processos e imagens, implantamos uma revolução na forma de relacionamento com nossos diversos públicos.” José Elcio Lorenzon – presidente da Lorenge.

Nas palavras de Lorenzon, a mudança operada na empresa foi radical. Mesmo em um cenário otimista e confortável, a Lorenge decidiu pensar além de seu alto desempenho atual no mercado e de sua história de sucesso, para pensar no futuro. Um futuro onde reina a Novíssima Economia, iniciada nos anos 2000. Onde a sociedade deixa de ser receptora de conteúdo e informação e passa a se expressar, criar e opinar sobre os mais variados assuntos. O acesso passa a ser livre, e o espaço cada vez mais democrático. O espírito inovador da Diretoria Executiva e o apoio dos acionistas fizeram com que a Lorenge pudesse se reestruturar para atender à sociedade de consumo tecnológica, onde o consumidor é o protagonista, para assim, garantir sua liderança de mercado por mais meio século.

A corrida para reinventar-se começou. O trabalho junto à Rosenberg incluiu analisar a fundo a história da empresa, descobrir quem era na essência a Lorenge – seus valores, seu caráter, sua personalidade. A partir disso, seria possível construir os pilares da marca com ética e veracidade, alinhados ao perfil dos comandantes da empresa.

A Lorenge entendeu que o motor de seus projetos vinha da atenção e dedicação que sempre colocou no relacionamento com seus clientes. Buscava planejar espaços para que eles pudessem se sentir bem, o que fazia com real determinação. Aí estava o ponto chave para o rebranding: a Lorenge não está apenas vendendo, mas construindo mundos mágicos que conectam pessoas e as trazem bem-estar. Ela deveria apresentar aos seus públicos essa verdade interior.

A marca, portanto, deveria refletir essa cultura da empresa. A nova identidade visual da Lorenge foi criada pela Consultoria de Branding BRANDIA CENTRAL, uma das 10 maiores da Europa. Todo o design da marca foi desenvolvido com o intuito de representá-la e identificá-la ao menos pelos próximos 10 anos, frente à colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. O cinza e o vermelho representam a Lorenge que é comprometida em atender seus clientes a partir de novos e diferenciados modelos de relacionamento perene.



“Ao desenhar a construtora dos nossos sonhos, desejávamos uma empresa ainda mais humana, mais jovem e calorosa. E depois de muito estudar e pesquisar, concluímos que a palavra Conexão seria a chave para o enigma.” José Elcio Lorenzon – presidente da Lorenge.

A Lorenge colocou como meta tornar sua performance sustentável ao longo do tempo. Para isso foi necessário compreender as novas relações entre empresas e mercado, e desenvolver um conceito que refletisse essa realidade – as Conexões Lorenge. Dentro disso, a Lorenge se instituiu como uma empresa que faz a conexão entre o imóvel de qualidade e a satisfação de cada um dos seus clientes. Ela não só sustentou o conceito em seu discurso, como implementou ações que maximizam os benefícios ao cliente e minimizam o tempo para a resolução de questões ligadas à compra do imóvel. Confira algumas abaixo:


Conexão Personal Lorenge: cada cliente Lorenge terá um profissional, chamado de personal, que irá atendê-lo sobre qualquer assunto relacionado à Lorenge.

Conexão Portal do Cliente: os clientes terão uma página exclusiva e com acesso seguro e restrito. Nela, será possível obter informações sobre o seu imóvel, documentação, situação financeira, histórico e as conexões possíveis com o seu Personal Lorenge.

Conexão Boa Vizinhança: nos novos empreendimentos, vamos nos conectar previamente com a vizinhança. Além de abrir canais de comunicação, a Lorenge visa estudar e identificar oportunidades para contribuir com a região, como a instalação de um espaço para coleta seletiva ou uma praça de convivência, por exemplo.

Conexão Olho Mágico: dentro do Portal do Cliente, a conexão Olho mágico proporcionará o acompanhamento da obra, através de fotos mensais e nos novos empreendimentos através de câmeras 24 horas.

Com a competência de sempre, a Lorenge irá expandir o conceito de conexões a cada observação dos movimentos do mercado e das tendências da Era Digital, e provar através dessa experiência que é possível atender seus clientes de forma franca, personalizada e construir uma marca de sucesso, que sustentará a empresa durante muitos anos. Mais uma vez é revelado a mim o poder transformador do Branding sobre a gestão das empresas.

PS: Registro o meu mais sincero agradecimento e reconhecimento aos Acionistas e a Diretoria Executiva da LORENGE, que abriram corações e mentes para que o espírito da mudança se implantasse na empresa. Mais em particular, agradeço ao Samir Ginaid, Diretor Comercial e Lynette Feu Freitas, Gerente de Marketing. Sem eles não haveria um rebranding dessas dimensões.

Conheça o projeto e a nova identidade visual em http://www.lorenge.com.br/seumundo/